domingo, 3 de outubro de 2010

O que te move?

Quarta-feira passada fui assistir com o pessoal da minha classe ao espetáculo de dança Vollmond da companhia alemã Tanztheater Wuppertal, mais conhecida como a companhia da coreógrada Pina Bausch. Esse foi o terceiro espetáculo que assisti da companhia e mais uma vez fiquei sem ar, sou apaixonada pelo trabalho de Pina Bausch e cada vez que assisto sinto ao mesmo tempo um sopro de delicadeza e um soco no estômago, e é essa dicotomia que permeia as 2 horas e meia de performance. Seus bailarinos se movimentam tão delicadamente, porém é também tão visível sua força e intensidade em cada gesto. A técnica está ali, perfeita e precisa como é de se esperar de um grupo alemão, mas ela é camuflada por uma naturalidade e graça que parece que nada daquilo foi ensaiado, é como se aquelas pessoas tivessem nascido dançando. E por fim a racionalidade e a paixão coexistem no palco, como se uma dependesse da outra. E aqueles bailarinos expressam toda a dor humana, a dor da existência, a dor de quem está a beira do abismo; e todos nós estamos, e Pina Bausch sabia disso. E toda vez que parece que os corpos frágeis/fortes de seus bailarinos irão sucumbir, a água aparece para renovar a vida que ainda há ali, e eles se hidratam, se alegram e dançam, dançam, dançam sob a esperança.




Pina faleceu em 30 de junho do ano passado, porém sua presença permanece em cada movimento de cada bailarino que ela escolheu para fazer parte de sua companhia. Ela costumava dizer: "Não me interessa em como as pessoas se movem, mas sim o que as move", e sem dúvida seus bailarinos e seu público são movidos por muita paixão, e agora também pela memória desta grande mulher.

A coreógrafa Pina Bausch

Um comentário:

  1. Maravilhoso!!
    Para não escrever em todos os posts mais antigos, aqui vai meu parabéns por você possuir os dons de uma escritora! Seus textos são fantásticos.
    Amei as fotos da Pina e a história do táxi.
    Saudade de viajar com você Mari.
    S U E R T E !!
    beijooos, Val.

    ResponderExcluir