sábado, 23 de outubro de 2010

Me pego imaginando...

Este ano completou 9 anos que o World Trade Center foi atingido, na semana de 11 de setembro dois feixes de luz localizados no local das torres iluminaram o céu da cidade. E várias vezes me pego pensando: "E se eu estivesse aqui quando aconteceu...". Eu teria acabado de chegar na cidade, estaria na segunda semana de aulas, ainda impressionada com o ritmo frenético da cidade; provavelmente estaria no metrô rumo a faculdade, pensando o que iria fazer a noite e ... E derepente tudo iria mudar, como mudou para a vida dos moradores de NY. 

Hoje, passados nove anos, as coisas voltaram ao normal. O ritmo da cidade continua alucinado, pessoas do mundo inteiro estão aqui para trabalhar, passear, se divertir. Porém, quando você conversa com alguém que estava aqui quando os aviões bateram nas torres, percebe que esse episódio deixou marcas profundas. O diretor de alunos internacionais da minha faculdade me contou que no dia que o atentado aconteceu, estava trabalhando no em seu escritório que fica no prédio da NYU, um pouco mais para cima de onde tudo aconteceu. E que derepente as pessoas começaram a ligar para ele e contar o que estava se passando, ele disse que era difícil de acreditar no que via na TV e que quando foi para a rua a situação era caótica. Pessoas sem saber para onde ir, o medo estampado em cada rosto. Ele contou que as ruas foram fechadas para carros, os metrôs pararam de funcionar, logo só era possível se locomover a pé. Ele contou em um determinado começaram a chegar pessoas que estavam no local, com aquela poeira branca e uma expressão de pavor e descrença no que havia acabado de acontecer, e dizendo: "I survived, I survived". Eu nunca havia ouvido um relato de alguém que presenciou todo o ocorrido, e mesmo tendo visto aquela imagem milhares de vezes na televisão, ouvir a história da boca de alguém faz com que tudo pareça mais real.

Por mais que o tempo tenha passado e a cidade tenha se recuperado, é possível perceber que os moradores de NY nunca irão se conformar com o que aconteceu e que essa marca nunca será apagada. 

E me pego imaginando... "E se eu estivesse aqui quando tudo aconteceu..." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário