domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ano-novo chinês

Dia 2 de fevereiro é comemorado o ano-novo lunar na China; cada ano é representado por um dos doze animais que (segundo o Wikipedia) teriam atendido ao chamado do Buda para uma reunião. Como somente doze se apresentaram, Buda em agradecimento, os transformou em signos da Astrologia chinesa.  Este ano é o ano do coelho, e dizem por aí que será um ano bem mais tranquilo que 2010, que foi regido pelo tigre.

Aqui em Nova Iorque a colônia chinesa é imensa, estima-se que entre 90.000 a 100.000 chineses vivam e trabalhem no bairro apelidado Chinatown. Ali praticamente só se ouve chinês, e todas as placas são também escritas no idioma oriental. Lojas de eletrônicos, souvenirs e restaurantes chineses (os famosos dim sums) são encontrados aos montes pelas ruas do bairro. 

Hoje fui até lá para ver a Lunar Parade em comemoração ao Ano-novo lunar; uma experiência quase antropólogica! Centenas de pessoas de todas as etnias se amontoaram para ver passar dragões, políticos, moças balançando as bandeiras chinesa e americana, e diversos outros símbolos da cultura chinesa; que no caso de hoje mostrou que cada vez mais está adicionando pitadas norte-americanas. 

Abaixo algumas fotos para ilustrar a parada.

Citibank em chinês

Crianças

Rei Momo chinês

A Barbie deu um pulo na parada

Dragão
O comunismo é azul

E gosta do Snoopy!

Princesa chinesa no carro da Macy's... Quão chinês é isso?

Condutores do dragão

Um comentário: